quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Previsões para a Temporada 2013-2014



Faltando pouco mais de um mês para a bola laranja subir, ainda é meio complicado fazer previsões de como o time vai se sair.
Neste post tentarei mostrar quais são as aspirações do Grizzlies para a temporada. Tentarei ser o mais objetivo possível, e deixar por alguns instantes o meu amor pela equipe, para fazer uma análise mais realista.


Temporada Regular

A última temporada estabeleceu o recorde de vitórias do Grizzlies numa temporada, 56 vitórias, o que rendeu o 5º lugar da Conferência Oeste para o time. Para essa temporada o clube manteve quase toda a equipe, o que nos leva a crer que pode ser feita campanha semelhante à da temporada anterior. Os Playoffs, na minha opinião, são quase certos, basta a equipe manter um jogo focado e não perder pontos bobos. Pensando assim, o foco da equipe na temporada regular não se resume somente à classificação para pós-temporada. A 4ª colocação seria uma boa posição para o Grizzlies, pois ele entraria no pelotão de frente nos playoffs, além de dar certa moral pro time seguir bem na pós-temporada.
Com o pensamento na 4ª colocação no mínino, dá a nós fãs do Grizzlies, uma boa dose de emoção e expectativa para a temporada, mas é importante lembrar que essa 4ª colocação seria considerado o resultado ótimo da temporada regular.
Vejam as minhas avaliações:
1º a 3º - Resultado excepcional. Seria uma temporada para dar muito orgulho e alegria para os torcedores, entretanto não é algo que está hoje ao alcance do Grizzlies, pelo menos não antes da temporada começar.
4º - Resultado ótimo. Essa seria uma temporada muito boa, que daria moral para o time, além de não ser algo assim tão inimaginável. É a meta que eu, particularmente, espero que o time alcance.
5º - Resultado bom. Se manter com a mesma posição da melhor temporada da história da franquia não é algo ruim, certo? Por isso o 5º lugar é algo bom, e não vejo como um declive nas seguidas boas temporadas do Grizzlies.
6º a 8º - Resultado mais ou menos. Conseguir a classificação para os playoffs não pode ser considerado algo ruim, mas no caso do Grizzlies essa temporada não classifico essas posições como algo exatamente bom, pois o clube vem seguindo um ótimo desenvolvimento e espero que ele mantenha esse crescimento pelo menos até essa temporada.
Fora dos playoffs - Resultado péssimo. Esse sim seria uma surpresa desagradável, o time vem evoluindo e de repente um Crash? Não acho que esse seja o caso do Grizzlies, mas se for, será no mínino decepcionante.


Pós-temporada

Aqui é onde o bicho pega pra valer! Somos os atuais vice-campeões da Conferência Oeste, melhor campanha que já conseguimos. E pensar que há poucas temporadas atrás sequer tinhamos ganhado 1 jogo de playoff. Isso mostra que o time vem ganhando experiência em pós-temporadas. Na última temporada o Grizzlies foi considerado uma zebra, já nesta, eu o classifico como uma incógnita, O X da NBA: Assim como não chegar à Final da Conferência não será algo totalmente desastroso, ganhar a Final da Conferência não será algo totalmente inacreditável. O resultado na Pós-temporada até certo ponto tem ligação com a campanha na temporada regular. Exemplo: O Grizzles consegue o 4ºlugar da conferência, mas na pós-temporada é eliminado por 4-0, nesse caso, eu consideraria a pós-temporada como abaixo da expectativa. São tantas combinações que fica díficil mostrar todas aqui, então vou tomar como base o 4º lugar na temporada regular para dar minhas análises.
Vejam as minhas avaliações:
Eliminação no 1º Round - Ruim a péssimo. Tendo resultados como 4-0, 4-1 ou 4-2 eu considero um desempenho péssimo nos playoffs, perdendo por 4-3 já considero apenas como ruim. Esse não é o meu esperado para a pós-temporada, analisando as últimas temporadas.
Eliminado no 2º Round - Mais ou menos. Como eu disse, o Grizzlies é o X da NBA, a eliminação no 2º round não seria algo tão sobrenatural, é até aceitável, dentro dos limites, mas tendo em vista a última temporada, a torcida espera mais, e creio que a comissão técnica e jogadores também. Pode chegar até a ser bom se for uma derrota em uma disputa apertada contra um eventual campeão da NBA, por exemplo.
Vice campeão da conferência - Bom. Esse sim seria um resultado bom, igualar a campanha do último campeonato. Chegando pelo menos à final da conferência não ficarei aborrecido (creio que o resto da torcida também), lógico que não é bom perder, mas se for analizar o resultado depois, é perceptível que esse seria um bom resultado.
Campeão da conferência - Ótimo. Seria isso algo sensacional, o primeiro título do Grizzlies. Toda a torcida ficaria satisfeita, e a equipe teria aquela sensação de trabalho feito. Não é totalmente inimaginável de isso acontecer, e sinto que essa temporada, mais do que nunca, o Grizzlies pode ganhar a Conferência Oeste.
Título da NBA - Perfeito. Esse resultado é um pouco utópico, na minha concepção, de acontecer. O título da NBA firmaria o Grizzlies definitivamente como um dos grandes da NBA. Não é algo que está tão claro que aconteça, mas não custa sonhar, né?


Análise Final

Em que depositar nossas esperanças? Nossa defesa é excepcional e temos o vencedor do prêmio defensor do ano na temporada passada, Marc Gasol, a partir da defesa o time tem que basear o ataque, com as atenções voltadas para Zach Randolph, líder de rebotes ofensivos da última temporada e além desses dois, o Grizzlies vai precisar muito da armação de Mike Conley. Um jogo baseado nesses três jogadores pode ser o caminho que o Grizzlies precise percorrer.
Então, o 4º lugar na temporada regular e chegando à final da Conferência nos playoffs seria a campanha boa, pouco acima do esperado, e que eu tomarei como base para temporada. O Grizzlies não é mais um clube pequeno, já subimos de nível, e estamos em evolução. Vamos esperar a temporada acabar para ver se essas previsões terão sentido.
Comentem as suas expectativas para a próxima temporada.

2 comentários:

  1. Excelente Post Eden,
    A equipe do Grizzlies melhorou demais durante estes últimos anos e acredito que atingirá seu ápice nesta temporada. Não tenho dúvidas de que se classificarão bem para os Playoffs e lá a briga vai ser boa, Thunder, Spurs, Warriors e o agora mais forte do que nunca Rockets.

    Parabéns e continue com este ótimo trabalho!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom que tenha gostado Thiago, e obrigado por comentar, isso é o que motiva nós a postar mais e mais.
      Abs.

      Excluir